domingo, 6 de fevereiro de 2011

Profissão fotógrafo

Posso dizer que tive o privilégio de ainda jovem decidir a profissão que gostaria de trilhar na minha vida. Sendo o mais novo da família, tinha o exemplo de meu pai e dos meus irmãos que seguiram o caminho da fotografia. Oportunidades apareceram de diferentes profissões, algumas até com uma melhor remuneração. Começo esse post lembrando isso, para dizer que entre as principais características de um bom fotógrafo é está fazendo aquilo que gosta. Amar fotografar. Somos feliz quando fazemos aquilo do qual gostamos. E como pessoas felizes, refletimos toda a alegria e nos dedicamos mais e mais naquilo que nos torna feliz.

Seja ético. Não importa que muitos agem de forma diferente, seja sempre ético nas suas relações, com quem você fotografa ou com o quê você fotografa. Respeite as diversidades culturais evitando qualquer tipo de preconceito, principalmente das minorias. Nas relações profissionais entregue ao cliente o que foi combinado e nunca o decepcione. Se não for capaz de oferecer o que o cliente deseja, não prometa, não aceite o trabalho.

Aprenda. Sempre busque o aprendizado constante. Conheça sobre história, povos, culturas e principalmente sobre arte. Leia, estude, pesquise, visite museus, bibliotecas, locais históricos e grandes artistas. Isso vai ajudar e muito no desenvolvimento de uma linguagem fotográfica mais artística e criativa. Se for, por exemplo, contratado para fotografar uma antiga e histórica estação de trem ou uma pessoa importante da sociedade, com certeza fará melhores fotos se tiver informações do local ou personagem que irá fotografar.

Domine a técnica. Conheça primeiro o básico, muitos fotógrafos nem conhecem a história da fotografia e se perdem em fotos por deixarem de lado princípios básicos. Leia sobre e conheça as fotos dos grandes fotógrafos, temos muito o que aprender com eles. Não precisa gastar muito com isso, visite bibliotecas,  livrarias e a internet, desde que sejam sites com informações corretas. Esteja atento a industria fotográfica e seus lançamentos, mas não saia comprando tudo que surge só para se manter “atualizado”. Compre apenas o que necessita e reflita bem se realmente precisa daquele equipamento para fazer uma boa foto. O marketing das grandes empresas seduzem muitos fotógrafos à comprarem em muitos casos equipamentos não tão necessários assim.

Se possível, no início, trabalhe como assistente de algum fotógrafo. Isso lhe trará conhecimentos práticos, melhor ainda se for na área que deseja atuar. Simultaneamente procure fazer um bom curso de fotografia, mas não se deixe enganar por cursos que ensinam pouco e mais estão interessados no seu bolso. Pesquise sobre a confiabilidade do curso, quem são os professores e fale com alguém que já fez aquele determinado curso.

Como profissional lembre que precisará ter uma visão empresarial da fotografia. Para que seja valorizado e respeitado profissionalmente pelos outros, precisarás primeiro se valorizar. Respeite a concorrência, aprenda com ela, não busque copiar, mas fazer melhor. Reconheça o valor dos outros. Conheço fotógrafos que acham suas fotos as melhores do mundo, mas o mundo não acha o mesmo. Seja humilde, seja determinado, busque se superar e surpreender. Não tenha só uma visão romântica da fotografia, no seu caso ela será bussines, ou seja, dela sairá a sua sobrevivência e da sua família. Paralelamente aos negócios, procure fazer um projeto fotográfico autoral, de preferência que ajudará pessoas. Esse não é um manual completo, mas algumas dicas que talvez ajude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário