terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Quem é fotografo profissional?


Muitas vezes somos questionados sobre como diferenciar um fotógrafo profissional de um fotógrafo amador. Legalmente a profissão não é regulamentada. Tramita na Câmara dos Deputados em Brasília o Projeto de Lei 5187/09, do deputado Severiano Alves (PMDB-BA) já aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público que agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Para entender melhor o projeto acesse: http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=433437

Lei à parte vamos entender na prática. Se define fotógrafo profissional aquele que exerce essa profissão como principal atividade profissional, obtendo dela remuneração para sua manutenção. Porém, a fotografia, como a pintura, o artesanato entre outras artes, é praticado como hobby por muitas pessoas e também como atividade secundária. O que deixa muitos confusos na hora de contratar um fotógrafo é: Como contratar um fotógrafo que garante um serviço de qualidade?

Para responde a essa pergunta é necessário deixar claro alguns pontos. A fotografia é a interpretação de uma realidade segunda a visão de quem está fotografando. Nessa visão estão agregados valores técnicos e principalmente estéticos que se diferenciam de acordo com o fotógrafo, sua cultura, conhecimento e modo de pensar. Portanto, para atender as suas expectativas da realização de um bom trabalho, é necessário conhecer o artista, no caso o fotógrafo (se a fotografia é arte, é uma outra questão muito discordante), no qual estará contratando.

Temos mitos que caem com o tempo. É Possível um fotógrafo hobbista “amador” fazer uma foto melhor que um profissional? É resposta é sim! Assim como existem muitos fotógrafos “profissionais” que se acomodam com o tempo paralisando assim seu processo criativo ou aqueles que se especializam em um só tema e não ousam se arriscar em outras áreas. Com isso quero dizer, uma foto macro de insetos feita por um fotógrafo que tem como hobby esse tipo de foto talvez ficará bem melhor que a foto feita por um fotógrafo profissional que cobre esportes.

Mesmo levando em consideração a experiência de anos de um fotógrafo, esse não é o fator determinante que fará uma linda foto. Conheço muitos fotógrafos da minha época (já que ouço que sou da época do filme e do laboratório rs) que hoje são limitados por não se atualizarem na mesma velocidade que a fotografia digital com seus softwares e as novas tendências do mercado. Vemos surgir a cada dia jovens talentos com trabalhos criativos e surpreendentes. Na próxima postagem tratarei de pontos que ajudam a profissionalização de um fotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário